quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Inclusão Social nos Brinquedos

     Nossa sociedade é composta por pessoas albinas, negras, gordinhas, deficientes, anãs...Constantemente    ao  nosso redor nos deparamos com pessoas diferentes, o que é muito natural.  Contudo, o que precisa ser natural é o comportamento diante dessas pessoas, ou seja, temos que aprender a conviver com as diferenças sem superioridades ou desprezo.
   Antigamente os brinquedos, e principalmente bonecas, tinham um padrão de beleza que era considerado perfeição: eram magras, brancas, de olhos azuis, cabelos bonitos e bem vestidas. Era o sonho de qualquer  crianças. Contudo, essa não é  a realidade de uma grande maioria, pois também temos as crianças negras, morenas, gordinhas... então por que não vemos o mesmo nos brinquedos?
       Pensando nisso, uma empresa Espanhola (Super Juguete) desenvolveu a primeira boneca com Síndrome de Down. O  objetivo é promover a inclusão. "Que as crianças aprendam a conviver, aceitar e compreender as diferenças. Os brinquedos são uma grande ferramenta para ajudar na integração social. Se há anos surgiram as bonecas de raças diferentes, porque não uma com outras características especiais?"  disse o fabricante da empresa.
        Assim sendo, antes de comprar uma boneca para uma criança pense na importância da inclusão social que precisa ser trabalhada desde a infância!



Nenhum comentário:

Postar um comentário