segunda-feira, 14 de novembro de 2011

14 de novembro dia Mundial do Diabetes


No dia 14 de novembro é lembrado mundialmente a luta contra o Diabetes, doença que não discrimina homens, mulheres, crianças, jovens, adultos, pobres ou ricos.
A data é celebrada desde 1991, mas foi em 2007 que a Organização das Nações Unidas aprovou resolução fixando a data como Dia Mundial do Diabetes. A escolha lembra o nascimento do cientista canadense Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, teve a ideia que levou ao descobrimento do hormônio chamado insulina, em 1922.
            O diabetes é uma doença causada pela falta ou mau funcionamento da insulina. Ela é necessária para fazer com que a glicose – que fornece energia para o corpo – entre na célula. A doença faz com que haja excesso de glicose no sangue, causando danos aos tecidos, em especial aos vasos sanguíneos, o que pode resultar em outras enfermidades.

Diabetes tipo 1
(comum na infância e juventude e em idade escolar)
Causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a esse hormônio. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes. Este é o tipo mais comum  na infância, assim, os profissionais das escolas devem ficar alertas em relação aos sintomas: vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito.
Diabetes tipo 2
Resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. Ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes. Sintomas mais comuns: infecções frequentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furúnculos.
Referencia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário