segunda-feira, 14 de novembro de 2011

AEE - Atendimento Educacional Especializado




O AEE - Atendimento Educacional Especializado do Colégio Estadual Líria Micheleto Nichele acontece no período da manhã na Sala de Recursos na área de Deficiência Mental/Intelectual e/ou Transtornos Funcionais Específicos com a professora Camila Prendim e na Sala de Recursos Multifuncionais no período da tarde com a professora Adriana I. Gonçalves.  
Ambos os atendimentos são oferecidos em contra turno ao período do ensino regular, estão fundamentados em princípios filosóficos, políticos e legais dos direitos humanos, compreende a mudança de concepção pedagógica, de formação docente e de gestão educacional para a efetivação do direito de todos à educação. Assim os profissionais deste Colégio assumem o compromisso de buscar condições de acesso, participação e aprendizagem de todos os alunos em igualdade de condições.
Nesta perspectiva a educação inclusiva e AEE - Atendimento Educacional Especializado buscam a disponibilização de recursos, objetivando complementar ou suplementar à formação dos alunos, observando sempre os objetivos e as diretrizes da Política Educacional, atendendo os dispostos nas legislações que asseguram o acesso de todos a um sistema educacional inclusivo.
As matriculas dos alunos só se efetivam nos atendimentos especializados após as avaliações. As quais são realizadas no contexto do ensino regular pelos professores da classe comum, professor especializado, pedagogo da escola, com assessoramento de uma equipe multiprofissional externa – (Universidades, Faculdades, Escolas Especiais, Secretarias Municipais da Saúde, através do estabelecimento de parcerias, entre outros) e equipe do NRE, devidamente orientada pela SEED/DEEIN.
Vale lembrar que as professoras deste atendimento, além do trabalho específico desenvolvidos na sala buscam adotar medidas para a eliminação de barreiras arquitetônicas, atitudinais, pedagógicas e nas comunicações que impedem a participação dos alunos, na escola e na comunidade. Bem como fazem mediações com pais e profissionais do Colégio em relação aos encaminhamentos de estratégias que buscam o melhor o desenvolvimento do aluno.






Referencias:
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
______, Ministério da Educação. Promulga a Convenção Internacional sobre os direitos das Pessoas com Deficiência. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009.
, Ministério da Educação. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado. Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário