segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SALA DE RECURSOS

     
A Sala de Recursos (Deficiência Mental/Intelectual e/ou Transtornos Funcionais Específicos) é um serviço de Apoio Especializado, de natureza pedagógica que complementa o atendimento educacional realizado em classes comuns do Ensino Fundamental.  Atende alunos que apresentam dificuldades acentuadas de aprendizagem com atraso acadêmico significativo, decorrentes de deficiência Intelectual e ou Transtornos Funcionais Específicos, (Distúrbios de Aprendizagem – dislexia,disortografia, disgrafia e discalculia).
Os indicadores que apontam a necessidade deste atendimento são: dificuldades na aquisição da língua escrita formal, trocas fonoarticulatórias, dificuldade de interpretação e produção de textos, cálculos, sistema de numeração, medidas, bem como dificuldade nas outras  áreas do desenvolvimento (habilidades adaptativas, práticas sociais e concentuais).
O trabalho desenvolvido neste atendimento se configura em um conjunto de procedimentos específicos,  buscando desenvolver os processos: cognitivo, motor, sócio-afetivo e emocional, os quais são extremamente necessários para apropriação e produção de conhecimentos.
O planejamento tem como base a identificação das necessidades educacionais específicas de cada aluno, posteriormente definem-se os recursos necessários e as atividades a serem desenvolvidas.
Os alunos são atendidos em pequenos grupos e ou em individual. Os atendimentos realizados em grupos deverão ser organizados por faixa etária e/ou conforme as necessidades pedagógicas.
Maiores informações diretamente no colégio com a Professora Camila, no período da manhã.

Referencia:
Instrução, nº 013/08- SUED/SEED - 29 de agosto de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário