domingo, 4 de dezembro de 2011

PROJETO “EU QUERO MAIS É SER DA PAZ”

PROJETO “EU QUERO MAIS É SER DA PAZ”
Aconteceu no dia 01 de dezembro de 2011, às 16:00 horas em frente ao Colégio Estadual Líria Micheleto Nichelle a finalização do projeto “Eu quero mais é ser da Paz” sob a coordenação do artista e educador Guido Salton.
Projeto este que teve como principal objetivo uma intervenção urbana, proporcionando aos alunos do ensino fundamental séries finais (6º à 9º ano) uma reflexão sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A arquitetura desta idéia levou dois meses de preparação, entre bases teóricas e concepções imagéticas, e findando-se  com a manifestação de todos os alunos envolvidos consolidando trabalhos plásticos em frente ao referido colégio.
Toda à intervenção urbana tem como referencia poética e estética a arte popular (pop art). A composição imagética foi confeccionada em tapetes feitos de serragem na rua, lembrando a festa católica de Corpus Christi mencionará releituras de imagens do artista nova-iorquino Keith Hering.
O grafiteiro e artista plástico Keith Hering (1958 - 1990) foi um dos “discípulos” de Andy Warhol (1928 - 1987) que tinha em seu discurso o respeito às diferenças e um traço demasiado simples para a realização de suas obras. Apesar de ter sido mais uma criação da indústria cultural do que um grande artista, sua fama ecoou por todo o mundo e fez fortuna com sua produção. Morreu vitimado pelo AIDS aos 31 anos
Para a confecção dos trabalhos e segurança dos alunos a avenida em frente ao colégio foi  fechada parcialmente até a finalização do processo.
Os alunos confeccionaram tapetes com serragem colorida em proporções gigantesca, tendo 3,0x2,0 metros que materializarão os desenho de Hering e ficarão expostos por quatro horas, totalizando 85 trabalhos realizados por 600 alunos. Vale lembrar a participação dos alunos atendidos pelo AEE – Atendimento Educacional Especializado.
O início das atividades aconteceu às 16 horas, terminando com a limpeza da avenida, pelos alunos do período noturno, às 19h e 30 min. 
O dia escolhido para a finalização deste trabalho foi o “Dia Mundial de Prevenção a AIDS”, a escolha desta data e em decorrência da causa mortis do artista, ocorrida por complicações pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).
Aproveitou-se também desta temática transversal para realizar uma prevenção ao HIV, DST, quebra de preconceitos e respeito às diferenças, dando assim maior foco aos Direitos Humanos.
Maiores informações: Guido Salton (9637-0202 / 8434-0316 )


Nenhum comentário:

Postar um comentário